segunda-feira, 20 de abril de 2009

Memória e Aprendizagem

Os professores precisam conhecer como ocorre o processo de aprendizagem, para que mudem seus planejamentos quando os alunos não estiverem encontrando conexões do conteúdo novo com aqueles que já possuem. Em outras palavras, quando o aluno não estiver aprendendo. Para que os alunos possam estabelecer estas conexões, precisam assimilar seu conhecimento prévio, com aqueles que estão sendo impostos.
Pensando nessas pontes entre conteúdos, o contexto histórico- cultural que o aluno está inserido deve ser levado em consideração pelo professor durante seu planejamento. De nada adianta o professor falar incansavelmente sobre pteridófitas e angiospermas, sem associar estas palavras com as samambaias da mãe ou o pé de manga do quintal.
A memória é um complexo labirinto, onde as lembranças estão conectadas. Neste labirinto diversos caminhos podem levar ao mesmo destino. O cérebro analisa o que é importante ou não durante o processo de organização das memórias e durante esse processo, cria uma hierarquia de informações. Quando certo conteúdo é lembrado, está se dando importância a ele. Portanto, reservar um tempo da aula para fazer breves revisões é algo que pode funcionar para o aluno.
Sabendo que existem diversos tipos de memórias, e que a memória de longo prazo é aquela que se espera que os alunos tenham em relação aos conteúdos, os professores devem articular-se e saírem de suas rotinas, aproveitando de outros meios para passar as matérias, utilizando de filmes, dinâmicas, e outras atividades que valorizem aquelas informações e as transformem em algo permanente.

Paola I. Tomazzelli

Texto criado a partir do artigo: Sem memória não há aprendizado de Paola Gentile.