quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimentos no ensino de ciências “Do Olhar, ao enxergar”.

O professor de Ciências precisa ensinar os alunos a enxergar e não a olhar o mundo a sua volta, partindo do pressuposto de que a palavra enxergar tem como sinônimos observar, prever, deduzir, concluir, adotando assim um senso crítico nos mesmos, fazendo com que eles automaticamente enxerguem as coisas de um modo diferente, mas para que isso ocorra, é necessário o conhecimento teórico da ciência, e a partir desse, aplicar o prático.
É primordial que os professores enfatizem que o estudo da Ciência é contestável e que não existe uma verdade absoluta, segundo, devem buscar o conhecimento empírico dos alunos para que possam de alguma forma, reverter esse conhecimento para um conhecimento científico, como por exemplo, usar notícias atuais (na televisão, nos jornais, nas revistas etc.) para o estudo em sala de aula, visto que a ciência está em todo lugar. A construção do conhecimento se compara a uma teia, ou seja, há toda uma seqüência de fatores tanto econômico, social, cultural e ambiental que se deve levar em conta. Nós sabemos que o desenvolvimento de um país depende principalmente de como o mesmo administra a educação, é fato que a educação científica no Brasil é falha, segundo avaliações feitas por instituições internacionais, isso acontece devido ao descaso do governo com relação à distribuição de renda, a desvalorização dos profissionais na área da educação, acarretando em um ensino desqualificado, visto que o ensino é dado de uma forma que obriga os alunos a decorarem e não aprenderem, tornando o aprendizado difícil.
Com relação a alunos do ensino fundamental, o incentivo à criatividade é essencial, e uma forma prática de ensinar a Ciência é na forma gráfica (desenhos), é preciso despertar todos os sentidos dos mesmos para que tenham a curiosidade de conhecer mais e mais sempre, aumentando nas séries seguintes a sua percepção.
A educação científica Brasileira tem muito que melhorar e cabe a nós, profissionais da área, nos empenharmos para mudar essa concepção।
Monise

Nenhum comentário:

Postar um comentário