sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sem memória não há aprendizagem

Segundo a Antropóloga Elvira Lima, a memória é a reprodução mental das experiências captadas pelo corpo por meio dos movimentos e dos sentidos, sendo a mesma usada quando necessário for, seja pra executar atividades, resolver problemas, na escola e principalmente na vida. A memória é a base de todo saber, sendo assim precisa ser muito bem estimulada. O avanço na Ciência tem dado subsídios para aprimorar a didática em sala de aula. Já é comprovada a necessidade de estabelecer uma ligação entre o conhecimento prévio do aluno com o conteúdo a ser dado, pois a partir disso, o professor formará um tipo de ponte entre o que o aluno já sabe ao que irá aprender, ligando sempre um assunto ao outro.
O cérebro funciona como um computador dividido em dois hemisférios, as informações são fragmentadas, classificadas e hierarquizadas, sendo mais fácil seu resgate futuramente. O processo de captação de uma informação é feita pelos neurônios (nossas células nervosas) que se conectam entre si para que a informação seja armazenada. O cérebro funciona em módulos que ajudam na hora de recuperar informações, e quanto mais caminhos levarem a elas, mais fácil será o resgate, daí a importância de se oferecer informações de diferentes naturezas sobre um mesmo assunto.
A capacidade geral do homem de captação, armazenamento e evocação é classificada resumidamente de duas formas: pela sua duração, curta ou longa, sendo curta aquela que só é usada por um tempo determinado, como por exemplo, uma prova de decoreba, que dias depois você não lembra mais nada, e de longo prazo quando seu cérebro fixa a informação, e dura anos ou a vida inteira, e pelo seu conteúdo, como a memória autobiográfica, a de procedimentos, como andar de bicicleta, e a memória ativa, que é a que faz ligação de toda a memória de curto prazo com as que já se tem no cérebro, para analisá-la para decidir ou não se vai armazená-la.
Pra que falar tudo isso? Pois você conhecendo o funcionamento da memória, poderá planejar mais alternativas para ensinar os alunos a armazenar e passar adiante o conhecimento.

Monise Lima

Texto criado a partir do artigo: Sem memória não há aprendizado de Paola Gentile

Nenhum comentário:

Postar um comentário