quinta-feira, 4 de junho de 2009

Monografia

Aqui falarei um pouco sobre meu trabalho de conclusão de curso, que se trata de comportamento de peixes. Lendo isso algumas pessoas se perguntarão se peixes possuem comportamento. Bem, a resposta é sim, todas as espécies de peixes possuem comportamentos dos mais variados para alimentar-se, reproduzir-se, disputar por recursos, assim como nós Homo sapiens ou qualquer outra espécie.
O comportamento animal ou etologia, antes de ser uma área específica da biologia era chamado de história natural e durante os séculos XVIII e XIX, teve a contribuição de numerosos pesquisadores, dentre eles Charles Darwin, que neste ano completaria seus 200 anos. Muito antes de Darwin, a história natural já era praticada pelo mundo. Este termo englobava diversas áreas da biologia, como a botânica, zoologia, e também outras como a astronomia, geologia etc. Os pesquisadores da tal história natural eram geralmente aristocratas europeus, que a praticavam apenas por hobbie.
Fato é, que muitos desses viajantes, chegaram ao Brasil e se encantavam com nossa diversidade de espécies. Não é por menos, o Brasil possui uma das mais ricas faunas e floras de todo o mundo. Se tratando de peixes, o Brasil possui tanta diversidade que quase todos os dias temos novas espécies sendo descritas.
Conhecer a comportamento das espécies é algo de extrema importância pois pode contribuir com trabalhos de conservação. Para estudarmos estas espécies devemos então observá-las em seu habitat. Com técnicas de mergulho é possível observar os peixes com a vantagem que estes estudos naturalísticos trazem poucos danos ao ambiente.
Neste trabalho descreverei alguns comportamentos de alguns peixes de riachos na cidade de Nobres-MT. Estes riachos possuem águas transparentes que favorecem o uso das técnicas de mergulho. Esta pequena cidade possui uma crescente visitação turística, algo que feito de maneira inadequada pode acabar com a biodiversidade local de peixes, o que afetará sua própria economia. O intuito deste trabalho então é abordar a etologia de alguns peixes locais, sobre uma visão naturalística, para aumentar o conhecimento científico sobre os peixes de riacho de Nobres.

Acadêmica: Paola I. Tomazzelli

Um comentário: