quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vírus

Uma nova doença vem causando polêmica em todo mundo, é a tal gripe suína. Esta doença é causada por um vírus denominado influenza, uma variação do vírus que causa a gripe comum. Quando se trata de vírus é comum termos uma reação de medo, pois muitas vezes durante a história da humanidade essas coisinhas minúsculas causaram muitas mortes, como aconteceu no início do século XX com a gripe espanhola.
Os vírus são constituídos por uma capa de proteínas denominada capsídeo que serve para proteção do seu material genético, seja ele DNA ou RNA. Estas estruturas apesar de causarem doenças não são considerados organismos vivos, pois diferentemente de bactérias, fungos, ou qualquer outro organismo, os vírus não possuem células.
São considerados parasitas obrigatórios devido ao fato que necessitam de uma célula hospedeira para produzir novos vírus. Quando uma célula é parasitada o material genético viral é englobado ao da própria célula. Como sabemos que o material genético é quem dita as ordens, a célula parasitada passa a produzir novos vírus. Após algum tempo de ´´escravidão´´ a célula morre.
Existem diversas doenças causadas por vírus, que infectam seres humanos, plantas e até mesmo bactérias. A dengue, por exemplo, é uma doença causada por um vírus, assim como a AIDS, a herpes, caxumba, etc.
O maior problema relacionado aos vírus é que eles são altamente mutantes, principalmente aqueles com RNA, os chamados adeno-vírus. Como o RNA é altamente instável, estes vírus podem sofrer mutações, criando assim novos tipos de vírus, podendo causar novas doenças.


Acadêmica: Paola I. Tomazzelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário